Gramado e Canela em família
- Tá no roteiro
- 3 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Medo de muitos viajantes, o passeio em grupo pode ser o melhor das suas férias. Confira abaixo algumas dicas para viver essa experiência

Planejar uma viagem não é tarefa fácil, ainda mais quando envolve outras pessoas. E se for a primeira vez que viajam juntos? Chega a dar pavor!
Esse ano fui incumbida de organizar a viagem da família com meus pais, meu irmão, um casal amigo dos meus pais e o Tato. Fiquei apavorada de não gostarem do roteiro, da hospedagem, dos passeios, do carro. Passado o medo inicial, agora sei que alguns cuidados bastam para que a viagem seja linda para todo mundo!
1º A escolha do destino
É difícil agradar a todos, mas Gramado e a vizinha Canela conseguiram essa façanha. As cidades são ótimas para quem viaja em grupo, com várias atrações próximas umas das outras. Outra vantagem é que são municípios pequenos, permitindo, por exemplo, que um grupo fique descansando e outro vá passear.
2º Hospedagem
Conforto é fundamental para manter a paz. O ideal é uma suíte por casal, ou pelo menos um número considerável de banheiros na casa, caso optem por Airbnb e similares. Nós preferimos esse tipo de hospedagem para termos áreas de convivência ,como sala e cozinha, dá para jogar um baralho, tomar café da manhã juntos ou descansar depois do dia de passeio.
Na hora de escolher onde dormir, pensem bem na localização. Em Gramado alugamos um apartamento cerca de 500 metros da Catedral e pertinho de tudo! Isso ajudou muito quando parte do grupo escolheu ficar mais tempo no barzinho e outro preferiu voltar e jantar em casa.
3º Horário dos voos
Sempre que possível cheguem e saiam juntos, principalmente se houver deslocamento. No nosso caso estávamos em dois carros e também com dois horários de voos distintos, não tivemos problemas, mas é sempre bom prestar atenção nisso.
4º Aluguel dos carros
Não é porque o veículo cabe sete pessoas que você deve alugar apenas um. Avalie a sua situação e a quantidade de malas que carrega! E não esqueça, é normal comprar uma coisinha e os volumes aumentarem ao longo da viagem.

5º Paciência e respeito
Respeitar a vontade do outro é tão importante quanto ter paciência para as coisas que derem errado. Se você quer muito um passeio que ninguém mais deseja, explique a situação e faça mesmo que sozinho. Só não vale querer obrigar o companheiro a fazer a mesma coisa. Normalmente uma boa conversa resolve tudo, porém, em uma viagem em grupo é normal que todos cedam um pouco.
6º Organização
Quer muito determinado passeio? Compre com antecedência. Considera aquele restaurante imperdível? Faça uma reserva. Um grupo grande pode ser difícil de acomodar e o planejamento é chave para evitar horas de espera. Por outro lado, o número de pessoas pode funcionar como barganha para descontos em lojas ou entradas em pubs e museus. Vale a pena negociar!
7º Divirta-se!
A nossa viagem foi incrível, todos os dias rimos da barriga doer e isso só aconteceu porque estávamos com pessoas maravilhosas!
Comentários